Em 2019, na sua primeira edição bienal, o V Simpósio de Ensino, Linguagens e Tecnologias, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) mantém o objetivo essencial de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem. Nessa oportunidade, contaremos com a ilustre presença da Prof.ª Dr.ª Elizabeth Bianconcini de Almeida, que ministrará a conferência sobre Web Currículo. 

Elizabeth Bianconcini de Almeida é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Supervisão: Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Desejamos um ótimo simpósio a todos!

Histórico
Em 2014, foi realizado o I Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, fruto das discussões promovidas no "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), com apoio do "Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza" (UTFPR). O evento foi criado para pesquisadores e alunos da área de ensino e educação, com o objetivo de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem, além da interação entre os participantes. Na ocasião, contou-se com uma pesquisadora de renome internacional na área do multiletramento, Profa. Dra. Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que proferiu palestra sobre a Escola Multiconectad@: os multiletramentos e as TICs. O resultado foram reflexões essenciais para a abertura das possibilidades de pesquisa envolvendo a intersecção ensino-linguagens-tecnologia, direcionando o olhar para a educação básica, com a preocupação de estabelecer um amplo diálogo entre universidade e sociedade. 



Em 2015, na segunda edição do evento, o II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, promovido pelo "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), avançou-se na consolidação dessa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências nos campos do ensino e da educação, já com uma caminhada mais solidificada no estabelecimento de parceria entre a Universidade e a Educação Básica. Naquele ano, contamos com a presença do Prof. Dr. João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um dos nomes de referência em qualquer debate a respeito do tema delineado: Múltiplas Dimensões do Saber Docente.



Em 2016, com o tema Tecnologia, Pesquisa e Ensino, o III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. Busca-se, assim, favorecer o diálogo entre professores e pesquisadores, norteando-se, em sua terceira edição, pelos seguintes objetivos: prover um fórum amplo para debates e projetos na área de ensino, a fim de oportunizar subsídios pedagógicos e tecnológicos voltados para o aprimoramento da prática docente e do fazer pedagógico. Objetivos específicos: contribuir para a consolidação do ensino como área do conhecimento multidisciplinar no Brasil; congregar a comunidade científica, docente e governamental com interesse nas temáticas voltadas para o ensino, promovendo a integração entre essas comunidades; promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas sobre o tema "Tecnologia, Pesquisa e Ensino"; promover o estabelecimento de redes de colaboração na temática do evento; reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas de ensino para facilitar o intercâmbio de informações relevantes; promover a divulgação dos trabalhos de investigação da temática proposta.

Naquele ano, nosso convidado especial foi o Prof. Dr. Lafayette Batista Melo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que apresentou contribuições para a reflexão envolvendo a busca de informação, a tecnologia e o impacto desses processos na aprendizagem.


III SELITEC

Em 2017, com o tema "Panorama da pesquisa em Ensino na atualidade", o IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias mais uma vez configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. A relevância acadêmica-profissional do evento continua pautada pela contribuição e participação de diferentes categorias profissionais, instituições, docentes e alunos na construção de experiências exitosas no desenvolvimento de processos de ensino.

Como palestrante do IV SELITEC tivemos o Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo sua fala essencial para compreender o panorama da pesquisa em Ensino na atualidade. O conteúdo ministrado representou uma oportunidade para os profissionais do ensino em as transformações na área da Pesquisa em Ensino.